As palavras de Abel Ferreira têm efeito, e o Palmeiras está na final da Conmebol Libertadores. Na noite desta quinta-feira, o Verdão fez 4 a 0 sobre a LDU, diante de um estádio lotado, reverteu o confronto diante dos equatorianos, e vai disputar o tetracampeonato da competição contra o Flamengo.
Sosa, Bruno Fuchs e Raphael Veiga, duas vezes, saem consagrados como os autores dos gols em uma das partidas mais impactantes da história do clube.
![]()
Raphael Veiga marca terceiro gol palmeirense em Palmeiras x LDU (Foto - MARCOS RIBOLI)
O grande personagem da noite é Raphael Veiga. Um dos maiores ídolos da era Abel Ferreira, o meia vem de uma temporada de baixa, inclusive perdendo a posição de inquestionável na equipe do português. Nesta quinta, ele saiu do banco, anotou o terceiro e o quarto gols, e terminou como o responsável pela virada que levou o Palmeiras à decisão da Libertadores.
Com o tetra em vista, o Palmeiras disputará pela sétima vez uma decisão de Conmebol Libertadores. Nenhum time brasileiro esteve tantas vezes em uma final da principal competição sul-americana. É a terceira decisão sob o comando de Abel Ferreira.
MAIOR VIRADA

Sosa anotou o primeiro gol do Palmeiras (Foto: Divulgação Libertadores)
Nunca um clube reverteu um quadro tão difícil quanto o Palmeiras desta quinta-feira. O Verdão de Veiga, Fuchs, Sosa e Abel Ferreira foi o primeiro time a sair de um 3 a 0 no jogo de ida para uma classificação. Mais um registro histórico para o alviverde.
Abel Ferreira fez duas mudanças que se mostraram decisivas para a virada palmeirense: as entradas de Allan e Sosa na equipe titular. A dupla foi fundamental para a pressão alviverde, participando dos gols na etapa inicial. O primeiro gol, por exemplo, saiu de cruzamento do jovem da base palmeirense para cabeçada certeira do paraguaio.
A decisão entre Palmeiras e Flamengo será disputada no dia 29 de novembro, em Lima, no Peru.
Finais da Libertadores entre clubes brasileiros:
- 2005: São Paulo (campeão) e Athletico-PR (vice)
- 2006: Internacional (campeão) e São Paulo (vice)
- 2020: Palmeiras (campeão) e Santos (vice)
- 2021: Palmeiras (campeão) e Flamengo (vice)
- 2022: Flamengo (campeão) e Athletico-PR (vice)
- 2024: Botafogo (campeão) x Atlético-MG (vice)
- 2025: Palmeiras x Flamengo (a decidir)
