Regulamentar é salvar vidas. A lei existe. As famílias ainda esperam. Foi com essa mensagem que o deputado estadual Pedro Kemp (PT) voltou a cobrar do governo de Mato Grosso do Sul a regulamentação da lei que garante o acesso a medicamentos à base de cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em vídeo publicado nesta tarde nas redes sociais, Kemp relembra que, em 2024, foi aprovada a Lei nº 6.317, de sua autoria, que assegura o fornecimento de canabidiol para pacientes com diversas doenças no estado. No entanto, sem a regulamentação por parte do Executivo, o direito ainda não chegou a quem precisa.
Segundo o parlamentar, pacientes com epilepsia, autismo, fibromialgia, câncer e outras condições seguem enfrentando dor, crises e limitações que poderiam ser amenizadas com o tratamento.
Enquanto estados brasileiros já avançaram e transformaram a legislação em acesso real na rede pública, em Mato Grosso do Sul mães e famílias continuam na luta diária pelo medicamento.
“Seguirei cobrando a regulamentação da lei para que ela saia do papel e se transforme em cuidado, dignidade e qualidade de vida. Saúde é direito. Regulamentar é urgente”, afirma Kemp.