Tocando Agora: ...

Mato Grosso do Sul recebe primeiras doses da vacina do Butantan contra a dengue

Publicada em: 12/02/2026 08:44 -

Mato Grosso do Sul recebe na próxima quinta-feira (19) a primeira remessa da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan. Serão entregues 7.878 doses, destinadas exclusivamente aos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS). A chegada ocorre em meio ao aumento de casos no Estado, que já soma 816 casos prováveis e 79 confirmados, conforme boletim mais recente da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Nesta etapa inicial, a vacinação contempla profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, equipes multiprofissionais, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Também serão imunizados trabalhadores administrativos e de apoio, como recepcionistas, seguranças, profissionais da limpeza, motoristas de ambulância e cozinheiros. A vacina é indicada para pessoas de 15 a 59 anos, independentemente de já terem contraído dengue ou recebido outro imunizante anteriormente.

A ampliação para o público geral de 15 a 59 anos está prevista para o segundo semestre, conforme aumento da produção do Butantan. “Estamos organizando o Estado para que a vacinação ocorra de forma padronizada e eficiente. O alinhamento com os coordenadores municipais permite esclarecer dúvidas e assegurar que as doses cheguem rapidamente a quem está na linha de frente”, afirmou o gerente de imunização da SES, Frederico Moraes. A distribuição seguirá critérios técnicos definidos pelo Ministério da Saúde, que adquiriu 3,9 milhões de doses com investimento de R$ 368 milhões.

A Butantan-DV é a primeira vacina contra a dengue em dose única do mundo e foi aprovada pela Anvisa em dezembro. Segundo a agência, o imunizante apresentou eficácia global de 74,7% contra a dengue sintomática e 89% de proteção contra formas graves da doença. Em 2025, o Brasil registrou queda de 74% nos casos prováveis em relação a 2024, além de redução de 72% nas mortes. Em MS, foram 8.461 casos confirmados e 20 óbitos no ano passado. Atualmente, outra vacina contra a dengue já é oferecida pelo SUS para adolescentes de 10 a 14 anos, com mais de 223 mil doses aplicadas no Estado.

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...