Um ATP 500 aparece, em grau de importância, logo abaixo de um Grand Slam e de torneios Masters 1000 no calendário do tênis. Tornar-se campeão um torneio do tipo garante 500 pontos no ranking.
É o segundo título do carioca na temporada. Em fevereiro, ele ficou com a taça do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina.
O primeiro lugar na Suíça também coloca João Fonseca dentro do top-30 do ranking mundial. Ele deve assumir a vigésima-oitava colocação. A confirmação acontecerá nesta segunda-feira, quando a ATP atualizar o ranking mundial, como se faz semanalmente.
Fokina amargou seu quinto vice e segue sem conquistar um torneio da ATP. Ele disputou as finais de Monte Carlo 2022, Washington 2025, Acapulco 2025 e Delray Beach 2025
O próximo compromisso do brasileiro será o Masters 1000 de Paris. A estreia será um reencontro com o canadense Denis Shapovalov.
COMO FOI O JOGO
Fonseca contou com início avassalador para fazer 1 a 0 e ter a vantagem na final. O brasileiro iniciou o confronto confiante, variando jogadas e indo à rede no ponto decisivo para fazer 1 game a 0. Na sequência, o carioca de 19 anos mostrou uma devolução potente para conseguir a primeira quebra e abrir 2 a 0.
O espanhol tentou entrar no jogo no game seguinte, mas João mostrou muita estratégia no saque para evitar breakpoints a garantir o 3 a 0.
Na sequência, Fokina enfim confirmou seu serviço e quebrou o saque de Fonseca para diminuir o placar para 3 a 2. O brasileiro, contudo, soube administrar a decisão, levou três dos quatros games seguintes para fechar a parcial em 6 a 3.
