A Agir (Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde), organização social com sede em Goiânia, será a administrar o Complexo Hospitalar do Hospital Regional de Dourados. A homologação do chamamento público foi assinada pelo secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, e publicada nesta terça-feira (3) no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul.
A Agir já gerencia quatro unidades hospitalares na capital goiana e será responsável pelo gerenciamento, operacionalização e execução dos serviços de saúde na unidade douradense, considerada estratégica para a ampliação da assistência hospitalar na região sul do Estado.
Embora as obras do Hospital Regional de Dourados tenham sido iniciadas há uma década, a unidade ainda não possui data oficial de abertura. No entanto, a expectativa do governo estadual é iniciar os atendimentos até o segundo semestre deste ano, possivelmente em agosto.
O hospital começou a ser construído em 2014, durante o governo de André Puccinelli, e passou por paralisações e retomadas nas gestões seguintes. Entrou na fase final já sob a administração do governador Eduardo Riedel.
Durante reunião recente com o prefeito Marçal Filho e representantes do município, o secretário Maurício Simões Corrêa afirmou que os atendimentos podem começar ainda neste ano, mas destacou que a previsão depende da conclusão de etapas fundamentais, como a finalização do Centro de Diagnóstico, em construção ao lado do hospital, e da assinatura do contrato com a OS selecionada.
O governo estadual também já iniciou o processo de aquisição da mobília e equipamentos hospitalares, enquanto define o cronograma oficial de implantação dos serviços.
A operação plena do Hospital Regional está condicionada à entrega do Centro de Diagnóstico, estrutura considerada essencial para garantir o funcionamento completo da unidade. A expectativa é de que, uma vez iniciadas as atividades, o hospital represente um marco no fortalecimento da saúde pública da região.