Circo: Alegria e tradição que merecem ser preservadas

Dourados - MS, 27 de março de 2024 – Dia do Circo. Uma data para celebrar a magia, a alegria e a tradição que encantam crianças e adultos há séculos. No Brasil, o circo faz parte da nossa cultura e identidade, presente em cada cidade, vilarejo e comunidade, levando entretenimento e promovendo valores como a união, a diversidade e a superação.

Sob a lona colorida, acrobatas desafiam a gravidade, palhaços arrancam gargalhadas, malabaristas impressionam com sua destreza e animais exóticos despertam a curiosidade do público. Mais do que um espetáculo, o circo é um espaço de inclusão, onde todos são bem-vindos e a fantasia se torna realidade.

A importância social do circo

O circo vai além do entretenimento. É um importante agente cultural e social, especialmente para comunidades menos favorecidas. Através de suas apresentações, o circo promove a educação, a cultura e a cidadania, além de estimular a criatividade e a imaginação.

Um futuro incerto

Apesar de sua relevância, o circo brasileiro enfrenta desafios. A crescente urbanização, a falta de incentivos e a concorrência com outras formas de entretenimento colocam em risco a tradição circense.

É hora de agir!

Diante da importância social e cultural do circo, é fundamental que o Congresso Nacional tome medidas para garantir a sua preservação e o seu desenvolvimento. A criação de leis de apoio e de incentivo aos circos brasileiros é urgente e necessária.

Medidas que podem ser tomadas:

Isenções fiscais: Reduzir a carga tributária dos circos, facilitando a sua gestão e viabilizando investimentos em infraestrutura, equipamentos e pessoal.

Linhas de financiamento: Criar linhas de crédito específicas para circos, com juros baixos e prazos de pagamento longos, para que possam investir em novos espetáculos, divulgação e modernização.

Programa de incentivo à cultura: Incluir os circos em programas de incentivo à cultura, como leis de fomento e prêmios, reconhecendo seu valor cultural e educacional.

Parcerias com escolas e comunidades: Incentivar parcerias entre circos e escolas, levando apresentações e oficinas para crianças e jovens, promovendo a cultura circense e a formação de novos talentos.

Criação de espaços públicos para apresentações: Destinar espaços públicos para apresentações circenses, facilitando o acesso da população ao circo e democratizando a cultura.

Um compromisso com a cultura e a alegria

Ao investir no circo, o Congresso Nacional estará investindo na cultura, na educação e na alegria do povo brasileiro. É um compromisso com a preservação de uma tradição centenária e com o futuro da nossa cultura.

O circo é um patrimônio cultural que precisa ser cuidado e valorizado. Que o Dia do Circo seja um momento de reflexão e de ação para que possamos garantir a sua continuidade e o seu brilho para as presentes e próximas gerações.

Categoria:Geral