Caso Marielle: PF revela ligação entre assassinato, grilagem de terras e influência política

Caso Marielle: PF revela ligação entre assassinato, grilagem de terras e influência política

Dourados-MS, 25 de março de 2024 – A investigação da Polícia Federal (PF) sobre o assassinato da Vereadora Marielle Franco (PSOL) em 2018, finalmente, torna pública a ligação entre o crime, grilagem de terras e influência política. O documento, tornado público pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), aponta os irmãos Chiquinho Brazão, deputado federal, e Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), como mandantes do crime.

Segundo a PF, a motivação do crime seria a oposição de Marielle ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 174/2016, de autoria de Chiquinho Brazão quando era vereador. O projeto, conhecido como "PL da Grilagem", visava regularizar lotes em áreas dominadas por milícias no Rio de Janeiro.

Marielle e o PSOL se posicionaram contra o PLC, que ironicamente foi aprovado no dia de sua morte, 14 de março de 2018, com 27 votos favoráveis, apenas um acima do mínimo necessário. A investigação indica que a aprovação apertada teria gerado irritação em Chiquinho Brazão.

A investigação revela ainda a infiltração de Laerte Silva de Lima, um homem ligado às milícias, no PSOL para obter informações sobre a rotina de Marielle. De acordo com a PF, Laerte teria informado que Marielle incentivava a população a não aderir aos novos loteamentos em áreas dominadas por milícias.

A intenção de Marielle era que as áreas fossem destinadas à moradia popular, enquanto as milícias visavam lucrar com a construção de imóveis irregulares para atender às classes média e alta.

Em entrevista coletiva, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou a oposição entre Marielle e Chiquinho Brazão como o estopim para o crime. "Ela se opunha a este grupo que queria regularizar terras para fins comerciais, enquanto ela defendia a utilização para fins sociais, como moradia popular", disse o ministro.

Entenda o caso

O PLC 174/2016, apresentado por Chiquinho Brazão em dezembro de 2016, visava "regularizar parcelamento do solo que contenha edificações unifamiliares e bifamiliares existentes e a posterior e imediata legalização da própria construção" em áreas específicas do Rio de Janeiro.

Em sua primeira votação, em maio de 2017, o projeto foi aprovado em primeiro turno com voto contrário de Marielle e do PSOL. Posteriormente, um substitutivo que abrangia outras áreas do município gerou irritação em Chiquinho Brazão.

Repercussão

A revelação da investigação pela PF gerou grande repercussão no país. Movimentos sociais e políticos se manifestaram pedindo justiça para Marielle e condenando a ligação entre o crime e a grilagem de terras.

A investigação da PF é um passo importante para esclarecer o caso Marielle e punir os responsáveis pelo crime. No entanto, ainda há muito a ser investigado, como a participação de outros indivíduos e a influência de grupos de poder na região.

A luta por justiça continua

A morte de Marielle Franco foi um marco na história do país e representou um ataque à democracia e aos direitos humanos. A investigação da PF e a revelação dos motivos do crime são importantes para fazer justiça à vereadora e para combater a grilagem de terras e a influência do crime organizado na política brasileira.

#JustiçaParaMarielle #MariellePresente #NãoEsqueçamMarielle

Categoria:Geral