Em visita ao HU Gleice destaca cuidado com cultura Guarani e desafios na integração da saúde

15/03/2024 - 20:25 Por: Danúbia Burema   Foto: Maynara Nantes

Parlamentar tem atuado para que douradenses tenham atendimento de qualidade e acessível

Em visita ao HU (Hospital Universitário) de Dourados nesta sexta-feira (15), a deputada estadual Gleice Jane (PT) teve a oportunidade de dialogar com os profissionais da saúde para ouvir suas principais demandas. Durante a tarde, ela foi recebida pelo superintendente Hermeto Paschoalick e sua equipe, e desatacou o compromisso de seu mandato em apoiar iniciativas voltadas para o aprimoramento do sistema de saúde da cidade e região.

Durante a visita, ela esteve na maternidade, na área de atendimento às crianças e na UTI neonatal. Uma das observações marcantes foi a presença de placas informativas com tradução em Guarani, evidenciando o respeito e a sensibilidade do hospital para com a cultura das mulheres indígenas, especialmente na maternidade, à qual elas precisam recorrer para cesarianas quando há intercorrências no parto normal. “Essa iniciativa não apenas promove um ambiente acolhedor, mas também reforça a importância da inclusão cultural no contexto da saúde”, elogiou a parlamentar. 

Além disso, a deputada levantou preocupações sobre a integração dos hospitais da região, notando uma lacuna no diálogo por ausência de informação sobre o Hospital Regional. Seu receio é que a falta de integração possa comprometer a eficácia das políticas de saúde locais e a oferta de serviços essenciais à comunidade. 

Diante dessas constatações, a parlamentar anunciou que irá solicitar informações detalhadas sobre o funcionamento do Hospital Regional, buscando entender melhor como será sua atuação e como poderá contribuir para suprir as necessidades do município. "Vamos buscar mais informações sobre as políticas federais, estaduais e municipais da saúde, com o intuito de fortalecer a rede de atendimento à saúde", adiantou Gleice.

Ela destacou ainda as perspectivas de melhoria do atendimento no HU, com projetos de ampliação em vários segmentos. "Vamos acompanhar de perto e apoio sempre que for possível, com o intuito de conseguir melhorias significativas no sistema de saúde local, para garantir um atendimento de qualidade e acessível à população douradense”, finalizou.

Categoria:Noticia ms