Termômetros em Dourados disparam: Agronegócio sob fogo por intensificar o calor

Dourados, MS - 18 de março de 2024 – A temperatura em Dourados, município sul-mato-grossense conhecido como a “Cidade Coração do Brasil”, atingiu níveis alarmantes ontem domingo (17), com os termômetros ultrapassando a marca dos 42°C. A sensação térmica, intensificada pela baixa umidade do ar, beira os insuportáveis 50°C.

Especialistas alertam que a intensificação do calor em Dourados, e em todo o Mato Grosso do Sul, está diretamente ligada ao modelo de produção agropecuária dominante na região. O agronegócio extensivo, baseado no monocultivo de soja e milho, na pecuária em larga escala e no uso intensivo de agrotóxicos, contribui para o desmatamento, a desertificação e a intensificação do efeito estufa.

O agronegócio predatório é um dos principais responsáveis pelo aumento da temperatura em Dourados e em todo o estado. O desmatamento em larga escala elimina a cobertura vegetal, que atua como um filtro natural do ar e regula o clima. A monocultura e a pecuária extensiva contribuem para a desertificação do solo, que por sua vez intensifica o calor e a emissão de gases do efeito estufa.

A intensificação do calor em Dourados traz graves consequências para a saúde da população, especialmente para os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. O calor excessivo pode causar desidratação, insolação, agravamento de doenças respiratórias e até mesmo a morte.

Diante da crise climática e seus impactos cada vez mais evidentes, especialistas e movimentos sociais defendem a superação do modelo agropecuário insustentável e a adoção de práticas agrícolas mais ecológicas e socialmente justas. A agroecologia, por exemplo, surge como uma alternativa viável, com base na diversificação de cultivos, na agricultura familiar e na preservação do meio ambiente.

A sociedade precisa se mobilizar para pressionar o governo e as empresas do agronegócio a adotarem práticas mais sustentáveis. Precisamos construir um modelo de produção agrícola que esteja em harmonia com o meio ambiente e que garanta a qualidade de vida das pessoas.

A superação do modelo agropecuário insustentável exige um esforço conjunto de toda a sociedade. A mudança de hábitos alimentares, a valorização da agricultura familiar e o consumo consciente são algumas das ações que podem contribuir para a construção de um futuro mais verde e justo para Dourados, para o Mato Grosso do Sul e para o Brasil.

Categoria:Dourados