Mato Grosso do Sul registra queda de 6,9% nos assassinatos em 2023, aponta Monitor da Violência

Dourados, MS – O ano de 2023 começou com um sinal positivo para a segurança pública de Mato Grosso do Sul. De acordo com dados divulgados pelo Monitor da Violência, os índices de assassinatos no estado registraram uma queda de 6,9% em comparação com o ano anterior.


Em 2022, foram registrados 302 assassinatos no estado. Já em 2023, esse número caiu para 279, representando uma redução significativa. A queda é ainda mais expressiva se comparada com a média nacional, que apresentou um aumento de 2,8% nos assassinatos no mesmo período.

Especialistas analisam os motivos da queda

Para especialistas em segurança pública, a queda nos índices de assassinato em Mato Grosso do Sul pode ser atribuída a uma série de fatores, entre eles:

- Investimento em policiamento ostensivo: O Governo do Estado vem investindo na modernização das polícias Civil e Militar, com a aquisição de novas viaturas, equipamentos e armamentos. Além disso, o número de policiais também foi ampliado nos últimos anos;


- Integração entre as forças de segurança: As polícias Civil e Militar têm atuado de forma integrada em diversas operações, o que tem contribuído para a redução da criminalidade;


- Implementação de programas sociais: o Governo do Estado também tem implementado diversos programas sociais que visam prevenir a violência e promover a inclusão social.

Apesar da queda, desafios persistem

Apesar da queda nos índices de assassinato, ainda há muito a ser feito para melhorar a segurança pública em Mato Grosso do Sul. Os especialistas alertam que é preciso manter o investimento em policiamento e programas sociais, além de buscar soluções para outros crimes que ainda persistem no estado, como o tráfico de drogas e o roubo de veículos.

A queda nos índices de assassinato em Mato Grosso do Sul é uma notícia positiva que deve ser comemorada. No entanto, é importante lembrar que ainda há muito a ser feito para garantir a segurança pública de todos os cidadãos.

Categoria:Geral