Limpeza pública em Dourados vai custar R$ 15 milhões

Após quase dois anos sem licitação pública, a Prefeitura de Dourados finalmente assinou contrato e a empresa responsável pela limpeza pública iniciou os trabalhos pela região central da cidade. Canteiros centrais é por onde os trabalhos começaram no segundo maior município de Mato Grosso do Sul.

A empresa contratada é a Litucera Limpeza e Engenharia Ltda. A contratação é para prestação de serviços de limpeza e conservação de vias, logradouros, parques, praças e espaços públicos da cidade, inclusive escolas, Unidades de Saúde e Centros de Educação Infantil, com o fornecimento de todos os equipamentos, máquinas, implementos, veículos, ferramentas, combustíveis, equipe técnica com trabalhadores habilitados e com experiência bem como demais insumos que se fizerem necessários para prestar os serviços. O valor contratado é de R$15.863.999,90, sendo que terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado em conformidade com o disposto no inciso II do artigo 57 da Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações. “Vamos fazer um serviço com qualidade para atender a população da melhor forma possível. Já nos reunimos com o secretário que nos passou as prioridades, que não são poucas, e estamos juntos para somar e fazer acontecer”, declarou Oscar Lemes Corrêa Neto, representante da empresa.

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Romualdo Diniz Salgado Júnior, o cronograma inicial das próximas semanas atenderá os pontos mais críticos. “Agora o foco é o quadrilátero central, nos canteiros das principais avenidas de entrada da cidade e também nas principais avenidas de todos os bairros, além de praças e parques”, explicou. Posteriormente migrará para os bairros. 

Dourados não tinha contrato para limpeza pública desde setembro de 2020, quando se encerrou o vínculo com a própria Litucera. De lá para cá ocorreu um acordo de contrato com uma outra empresa por um período de três meses, a A. Tonani Construções Ltda, contudo, o processo foi barrado pelo Tribunal de Contas. 

Agora, com o retorno dos trabalhos, a população poderá ver a cidade limpa, já que era um motivo de reclamação de grande parte dos douradenses.

Iluminação
Já na iluminação pública, outra área que também enfrentava problema crônico e que está sendo resolvido após licitação pública, foram trocados nos últimos seis meses 15.601 lâmpadas. A empresa contratada, Ilumitech Construtora Ltda, fornece cobertura total dos serviços, com oferta de veículos, materiais e mão de obra especializada. As ações ocorrem em diferentes pontos da cidade e também nos distritos. 

Os trabalhos começaram em dezembro de 2021. Em dezembro foram feitos 1.771, em janeiro, 2.236, em fevereiro, 1.386, em março, 2.843, em abril, 2.713 e em maio foram 4.652, totalizando 15.601 lâmpadas trocadas. Ao todo são 10 equipes trabalhando, sendo cinco diurnas e cinco noturnas, que totalizam três a mais do que previsto em contrato. Isso se fez necessário devido a rede que está muito danificada. Outro fator que tem prejudicado a melhora na iluminação da cidade tem sido o roubo dos fios. A prefeitura tem pedido para que a população denuncie esta prática.

Categoria:Geral