Indígenas bloqueiam a MS-156 em Dourados

Indígenas das aldeias em Dourados voltaram a bloquear a MS-156, rodovia que liga Dourados e Itaporã, na tarde desta terça-feira (31). Eles protestam contra o marco temporal de demarcação de terras.

O bloqueios teve início por volta de 15h e conforme lideranças pode se estender até 20 horas de hoje. Os veículos estão sendo liberados num intervalo de cerca de 30 minutos, quando a rodovia volta a ser fechada.

Está previsto que ocorra outra interrupção amanhã. O manifesto dos indígenas é nacional.

O marco

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar se demarcações de terras indígenas devem seguir o chamado "marco temporal". Por esse critério, indígenas só podem reivindicar a demarcação de terras que já eram ocupadas por eles antes da data de promulgação da Constituição de 1988.

A discussão põe ruralistas e povos originários em lados opostos. O governo Bolsonaro é favorável à tese. A decisão pode definir o rumo de mais de 300 processos de demarcação de terras indígenas que estão em aberto no país. Indígenas de todo o Brasil acamparam na Esplanada dos Ministérios em protesto contra o marco. Eles promoveram manifestação pelas ruas da capital federal.

A demarcação de terras indígenas é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, que estabelece aos indígenas o chamado "direito originário" sobre as suas terras ancestrais. Isso quer dizer que eles são considerados por lei os primeiros e naturais donos desse território, sendo obrigação da União demarcar todas as terras ocupadas originariamente por esses povos.

Categoria:Dourados