Sem chuva há 2 meses, Dourados liga sinal 'amarelo' e população deve economizar água

Sem chuvas expressivas há mais de dois meses, Dourados já começa a ligar o sinal amarelo no que diz respeito ao abastecimento de água.

Apesar de ainda não se encontrar em uma situação preocupante, o alerta é para a população utiliza-la de forma consciente. 

De acordo com o gerente regional da Sanesul no município, Madson Valente, atualmente o nível do Rio Dourados está um metro abaixo da média dos 2,20m. O local é responsável por boa parte da captação de água para tratamento e distribuição aos mais de 220 mil habitantes da cidade. 

Além disso, outros cinco ‘poções’ provenientes do Aquífero Guarani, ajudam no abastecimento, sem qualquer tipo de alteração com a seca. 

Essa estiagem prolongada nos preocupa, porque os nossos mananciais, no caso aqui o Rio Dourados, tem média de nível de 2,2m e hoje está com 1m20. Temos cinco poções do Aquífero Guarani, não há nenhum tipo de alteração e outros 15 poços que produzem de 30 a 70 mil litros de água por hora, em situação tranquila. 

Conforme a Embrapa Agropecuária do Oeste, o último registro de chuva expressiva ocorreu no dia 10 de junho, com 25,4 milímetros.

De lá para cá, apenas alguns ‘chuviscos’ aconteceram na cidade. 

Mesmo diante do quadro, Madson alega que ainda existe segurança hídrica à população, mas faz o alerta de consumo consciente. 

Dourados possuí segurança hídrica, tem água suficiente, mas somos dependentes do ciclo hidrológico, precisamos de chuvas. Podemos colaborar no sentido de usar água no sentido racional, economizando. Em Mato Grosso do Sul já sabemos que alguns municípios estão em situação de grau mais elevado de preocupação, Dourados por hora fica apenas a luz amarela.

Categoria:Dourados